O ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para receber a visita do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, aliado histórico e uma das principais lideranças do PL no estado.
O pedido foi protocolado nesta quarta-feira (12), segundo informações divulgadas pela CNN Brasil.
De acordo com a defesa de Bolsonaro, a solicitação tem como objetivo permitir “um encontro pessoal específico”, que deveria ocorrer “preferencialmente no mais breve possível”.
O pedido destaca a necessidade de diálogo direto entre Bolsonaro e o governador fluminense.
Cláudio Castro esteve ao lado do ex-presidente em diversos momentos políticos e chegou a participar, em setembro deste ano, de um ato na orla de Copacabana, quando reforçou publicamente o apoio a Bolsonaro. Na ocasião, declarou:
“Eleição sem Bolsonaro não existe. A nossa bandeira jamais será vermelha.”
O encontro entre os dois, porém, só poderá ocorrer caso seja autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito que impôs medidas restritivas ao ex-presidente.
Cabe ao próprio ministro também definir a data.
Se autorizado, será o primeiro encontro entre Bolsonaro e Castro desde a megaoperação policial realizada no Rio de Janeiro, nos Complexos da Penha e do Alemão, que deixou 121 mortos. A operação foi conduzida pelo governo estadual.
Bolsonaro está em prisão domiciliar desde 4 de agosto e, por determinação judicial, só pode receber visitas mediante autorização expressa do STF.
A expectativa agora é saber se Moraes irá liberar o encontro — e em qual data — tendo em vista a relevância política da aproximação entre Bolsonaro e Castro, especialmente no cenário de reorganização da direita para os próximos anos.